Sistemas de Apoio à Decisão

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus contatos.

Os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD), são sistemas projetados para atender ao nível estratégico da empresa, ou seja, ao topo da pirâmide organizacional.

Eles servem para orientar as decisões da alta direção da empresa, na definição de estratégias mercadológicas, portanto, são sistemas capazes de analisar o ambiente interno da empresa, mas também cruzar essa análise com dados externos, do mercado e, diante disso, trazer projeções e subsídios para os tomadores de decisões.

Uma característica dos sistemas SAD é que eles são os chamados real-time ou tempo real, pois conseguem analisar as múltiplas variáveis em constante mudança, captando qualquer oscilação e refazendo toda sua programação para sempre ofertar resultados atualizados.

As principais características desses sistemas são:

  • Focados na decisão da alta cúpula da empresa
  • Flexíveis, adaptativos e de resposta rápida
  • Possibilitam tratar problemas que não foram pensados nas definições do sistema, em resumo, são sistemas capazes de aprender
  • Usam sofisticados modelos de análise e modelagem de dados

São sistemas aos quais a maioria dos usuários não terão acesso, por atenderem a uma parcela bem específica da empresa, no entanto, são sistemas altamente complexos e caros.

Scroll to Top