Sistemas de Informações Especialistas

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus contatos.

Os Sistemas de Informações Especialistas – SE e os Sistemas de Automação – SA, são sistemas que tem por objetivo atender a necessidades de trabalhadores especialistas.

Por trabalhador especialista, entenda qualquer profissional com um profundo conhecimento sobre um determinado tema.

O dia a dia desse profissional possui um baixo nível de estruturação, não no sentido de organização, mas sim, de rotinas pré-definidas e repetitivas, que seria resolvido, por exemplo, com um sistema transacional.

Um sistema especialista tem como objetivo assegurar que o conhecimento produzido seja exato, do ponto de vista técnico e adequado, no contexto da empresa.

As entradas (inputs) de um sistema especialista podem vir de sistemas transacionais, por sua vez, a sua saída (output), pode ser a entrada para sistemas gerenciais, possibilitando ou facilitando novos planejamentos.

Saindo um pouco dos conceitos teóricos e indo para exemplos, que podem ajudar a entender um sistema especialista, podemos usar os softwares da área médica, que podem auxiliar o médico especialista na interpretação de imagens de exames, buscando padrões que indiquem um câncer de pele ou um tumor, por exemplo.

Um sistema de previsão meteorológica é um outro exemplo de um sistema especialista, que através do input de grande quantidade de dados, gera gráficos e simula possíveis cenários climatológicos, permitindo ao meteorologista uma interpretação mais precisa do que realmente vai ocorrer.

Softwares de simulações são outro exemplo de aplicações especialistas, pois estão sempre ajudando ao especialista da área a tomar uma decisão melhor, minimizando erros que poderiam ser muito negativos e desastrosos.

Scroll to Top