ERP - Enterprise Resource Planning

Você sabe o que é um ERP?

Certamente você já deve ter ouvido sobre essa sigla ERP, que é comum no meio da tecnologia da informação, mas você sabe o que ela significa e o que faz um sistema ERP?

Para começar, ERP (Enterprise Resource Planning) é a sigla, em inglês, para Planejamento de Recursos Empresariais, ou seja, um sistema que permita que você tenha um controle de todas as atividades da sua empresa num único local.

Vamos falar um pouco sobre isso, desmitificar alguns mitos sobre esse tipo de software e mostrar quais os benefícios de você ter um controle integrado da sua gestão.

Quais recursos você vai ter ao usar um ERP?

Primeiramente, você precisa saber que o processo de implantação de um ERP sempre demanda uma consultoria prévia, para que um profissional capacitado possa entender as suas necessidades e, com isso, poder te entregar a melhor solução customizada. Um ERP possui alguns módulos básicos, sem os quais, a solução não poderia receber essa denominação, portanto, abordaremos esses módulos principais.

Cadastros unificados

Apesar de ser algo simples, ter um controle centralizado de todos os seus cadastros é uma atividade que pode poupar muitos esforços na sua rotina, seja pela facilidade de localizar os dados, seja pela certeza da integridade dos mesmos, ou seja, uma vez que um dado seja alterado, ele irá refletir o mesmo valor em todos os locais do sistema.

 

Compras

Ter um módulo de compras pode ajudar o controle da sua empresa de muitas formas, como por exemplo, evitando que produtos ou matérias-primas indispensáveis entrem em falta no seu estoque ou linha de produção.

O módulo de compras funcionará atrelado ao seu estoque e te avisará toda vez que a compra de um produto precisar ser feita. 

As cotações serão registradas no sistema, que ajudará na hora de decidir sobre qual será o fornecedor vencedor da cotação, além do que, quando esse produto for entregue, o lançamento da entrada do material será muito mais fácil e otimizada.

Recebimento

O módulo de recebimento será o responsável por registrar os materias recebidos na sua empresa.

Após o processo de conferência do material, ele deverá ser registrado no sistema, para que o módulo de estoque possa ser carregado, assim como, o respectivo pagamento do fornecedor.

Embora não seja um módulo muito falado, o recebimento é fundamental para que todo o processo possa transcorrer naturalmente, pois um erro nele acaba por influenciar todo o restante dos processos.

Estoque

A gestão do estoque é uma das mais importantes tarefas de qualquer empresa, pois o estoque, não por menos, normalmente é comparado ao cofre de uma organização, tendo em vista que ele concentra uma soma importante de recursos financeiros.

Ter um estoque balanceado e com um controle rigoroso das entradas e saídas é uma tarefa fundamental para garantir tanto o funcionamento da sua empresa, quanto a saúde financeira dela.

O controle do estoque normalmente estará ligado com com o departamento de compras e produção, tanto enviando quanto recebendo informações, dando subsídio aos gestores na hora de programar uma venda ou uma produção.

Custos

Como chegar num valor justo do seu produto ou serviço? Como saber se você está tendo lucro ou somente trabalhando para pagar contas?

Sabe aqueles casos em que a empresa fatura muito, mas nunca tem lucro? Pois então, o problema pode ser exatamente a gestão de custos.

Um ERP é um software que será capaz de te auxiliar nesse processo, fornecendo dados importantes para que você possa ter uma visão abrangente sobre todos os custos da sua empresa e, com isso, possa alinhar estratégias e ter competitividade no mercado.

Planejamento e Controle de Produção (PCP)

O módulo de PCP ajudará sua empresa a planejar quando, quanto, onde e em que ordem ela precisa produzir.

Também garante a checagem constante de todo o processo, garantindo que tudo seja feito conforme o planejamento inicial.

Através do PCP, você terá uma visão ampla, estratégica e gerencial de toda sua linha produtiva.

Serviços

Se sua empresa presta serviços, saiba que um software ERP também pode te atender e é indispensável, da mesma forma.

A gestão dos serviços também é bastante complexa e requer cuidados e controles muito particulares, que dificilmente serão atingidos plenamente sem o auxílio de um software específico.

Controlar seus chamados técnicos, atendimentos, ordens de serviços, além de gerir seu corpo técnico exige muito esforço e, ainda assim, você não consegue ter uma visão clara do que acontece? Então está na hora de automatizar seus processos e controlar seus serviços com uma poderosa que realmente atenda as suas demandas.

Relacionamento com o cliente (CRM)

O módulo de CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um módulo muito importante, que começa a ser utilizado ainda na fase de negociação com o cliente.

O CRM também é bastante útil para controlar toda a experiência do cliente com a empresa, pois através dele, toda e qualquer interação, como reclamações, sugestões ou pedidos feitos pelo cliente, ficam centralizados num único local, proporcionando aos gestores uma visão muito maior sobre os hábitos e comportamentos dos seus clientes, sendo uma poderosa ferramenta de auxílio na gestão, podendo fornecer informações importantes para que a empresa possa agir de forma preventiva, melhorando a visão e a satisfação do cliente em relação a sua empresa.

Faturamento

O módulo de faturamento e financeiro permitem que você efetue a emissão das suas notas fiscais, envio aos clientes e controle tanto dos seus recebimentos quanto pagamentos.

Além do controle das contas, quanto falamos em finanças, é importante que o gestor possa ter uma visão abrangente, através de relatórios e indicadores estratégicos, que lhe permitam fazer um planejamento financeiro adequado a sua realidade.

O módulo financeiro te ajudará com as tarefas rotineiras, lembrando você dos compromissos a serem pagos e recebidos no dia, assim como, enviará avisos de cobranças, permitirá a realização da conciliação bancária e geração de vários relatórios operacionais e gerenciais.

Projetos

Sua empresa trabalha com projetos? Caso sim, você deve saber o quanto é difícil controlar todas as etapas e variáveis de um projeto, controlar todas as suas etapas, que vão desde o planejamento e análise de viabilidades, até a execução, controle de qualidade e gestão dos entregáveis.

Tudo isso pode ser uma tarefa mais simples com a adoção de uma ferramenta que te ajude a centralizar todas as atividades, cronogramas e recursos necessários, permitindo uma gestão integrada com seus custos e recursos físicos e financeiros.

Qualidade

O módulo de Gestão da Qualidade poderá ser usado junto com o módulo de projetos, permitindo que o gestor do projeto tenha uma poderosa ferramenta para avaliar os resultados obtidos.

Também poderá ser usado de forma independente, controlando a qualidade dos produtos ou serviços prestados, por exemplo, ao permitir que sejam traçados planos de melhorias para processos deficitários ou para qualquer outra necessidade da sua empresa.

Dúvidas mais comuns

Agora vamos responder algumas dúvidas bastante comuns. Caso você tenha alguma pergunta específica ou que não tenha sido respondida, entre em contato e teremos o maior prazer em esclarecer o que você precisar!

Sim. Aqui nós procuramos focar nos módulos de maior destaque, mas certamente você ainda encontrará vários outros módulos adicionais e igualmente indispensáveis.

Para saber tudo o que podemos ofertar para sua empresa, solicite uma apresentação sem compromisso.

Essa é uma pergunta recorrente, pois nem todas as empresas fazem uso de todos os módulos, assim como, coisas que não citamos, você pode precisar.

Um bom ERP é capaz de se adaptar totalmente as suas necessidades, portanto, durante o levantamento dos requisitos e estudo da sua empresa, juntos vamos decidir quais módulos você vai precisar e vamos entregar um produto pronto e adaptado a sua realidade.

Não se precipite, pois ao contrário do que muitos pensam, mesmo sendo uma micro ou pequena empresa, você pode ter um software de controle muito bom, sem precisar dispor de muitos recursos financeiros, que sabemos, pesam em qualquer orçamento.

Para você ter uma base de preços, temos softwares que vão de R$ 50,00/mês a R$ 5.000,00/mês ou mais, então, não se preocupe, pois seja qual for seu orçamento, teremos algo para te oferecer.

Nós trabalhamos com diversas soluções e nossa equipe está preparada para te indicar a melhor alternativa, pois não estamos interessados em te vender um simples produto, mas sim, te entregar uma solução que ajude no crescimento da sua empresa.

Como estamos falando de soluções prontas, através de parceiros de negócios, você pode começar a usar a solução dentro de um curto espaço de tempo, podendo ser esse tempo de um a três meses, dependendo das suas necessidades.

Nossa equipe técnica está preparada para te passar um cronograma totalmente adequado a sua realidade e dentro das suas expectativas.

Isso pode acontecer, afinal, dependendo do seu negócio, você pode ter uma dinâmica que não se enquadre num produto pronto.

Nesse caso, nós também estamos preparados para te oferecer uma solução personalizada, através do desenvolvimento de um produto específico para sua empresa.

Alguns dos nossos parceiros de negócios

Ficou interessado? Solicite um contato agora mesmo!

 Preencha o formulário abaixo e nosso departamento comercial entrará em contato com você, sem qualquer compromisso, para esclarecer todas as suas dúvidas.

Scroll to Top